Ir para Conteúdo

Por que vocês não usam a detecção de operadora móvel?

Tempo estimado de leitura: 2 Minutes

Existem muitos motivos pelos quais não utilizamos o HLR.

 

O Registro de Localização Domiciliar (HLR, na sigla em inglês) é um banco de dados central usado por redes móveis GSM para armazenar detalhes de cada cartão SIM emitido pela operadora móvel. Ele contém informações essenciais, como o número de telefone do assinante, detalhes do perfil, localização atual e outras informações relacionadas. Porém, quando se trata de sua confiabilidade, especialmente em relação a questões de privacidade e dados, há várias razões para preocupações potenciais:

Leis de Privacidade e Proteção de Dados: Leis modernas de privacidade, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia, enfatizam a proteção dos dados pessoais dos indivíduos. Como o HLR pode fornecer detalhes sobre a localização de um assinante e seu perfil de serviço, consultar esses dados sem justificação adequada ou consentimento do indivíduo pode ser uma violação dessas leis de privacidade.

MVNOs (Operadoras Móveis Virtuais): Algumas operadoras principais podem não atribuir uma identificação única a cada MVNO. Portanto, ao realizar uma busca no HLR, pode ser desafiador distinguir entre a operadora principal e suas MVNOs, levando a resultados enganosos e criando uma má experiência do usuário. 

Dados Desatualizados: O HLR nem sempre possui os dados mais recentes. Se um indivíduo trocar de número de telefone ou se houver outras atualizações em seu perfil de assinatura, e o HLR não for atualizado prontamente, pode resultar em discrepâncias e problemas de confiabilidade. 

Portabilidade de Número Móvel: Isso permite que os assinantes mantenham seu número de telefone móvel mesmo quando trocam de operadora. Se a busca no HLR não estiver bem integrada ao banco de dados de portabilidade, ela pode retornar os detalhes da operadora antiga em vez da nova. 

Restrições por Países: Nem todos os países ou operadoras compartilham dados do HLR livremente devido a razões regulatórias, de privacidade ou competitivas. Se uma operadora ou um país não permitir o acesso aos dados do HLR, isso limita a confiabilidade global das buscas no HLR.

Falsos Positivos/Negativos: Devido aos desafios acima, pode haver casos em que as buscas no HLR podem indicar que um número está ativo quando na verdade não está, ou vice-versa, levando a falsos positivos ou negativos.

Potencial para Uso Indevido: O acesso não regulamentado aos dados do HLR pode ser explorado por profissionais de marketing, fraudadores ou até mesmo perseguidores para obter informações sobre indivíduos sem o conhecimento ou consentimento deles.

Infraestrutura e Custos Operacionais: Se uma operadora de telecomunicações não investir adequadamente nessas atualizações, a precisão e confiabilidade dos dados podem ser comprometidas.

Por que vocês não usam a detecção de operadora móvel?